Mais uma vez venho debater a ideia da inteligência animal (ainda vou acabar por fazer uma tese sobre o assunto :P).

Em debates com outra pessoa sobre a capacidade de aprendizagem dos animais, ela dize que estes só aprendem porque têm a recompensa final.

É totalmente correcto, quando um animal num espectáculo faz algo bem leva um biscoito, se faz mal leva uma chicotada.
Parece a educação à bela moda antiga.

No entanto, é de notar, que com os Humanos passa-se algo semelhante. Para aprender algo é necessário haver algum incentivo.

Em crianças os nossos pais dão-nos prendas se nos se agirmos bem, e castigos se caso contrário. (Daí sempre a história do Pai Natal).

No ensino escolar, o incentivo é aprendermos coisas de forma a termos um melhor emprego, para assim recebermos mais dinheiro ou alcançar fama.

Ao menos os animais não são tão fúteis quanto nós.

7 comentários:

Somos praticamente como os cães de Pavlov, é um facto. Estamos treinados para farejar dinheiro e sucesso, e não para alcançar e serenar os nossos prazeres.

AHAHAH adorei a última frase! "Ao menos os animais não são tão fúteis quanto nós."

Mas sim é verdade, e como já referi no meu blog, os humanos são meros animais como todos os outros e as recompensas e o sexo são dominantes.

Tens razão quanto á futilidade do ser humano e quanto á nossa tão óbvia (mas tão ignorada) parecença com os animais.

Mas calma, os seres humanos não se regem só por recompensas e castigos.
Aí entraríamos no campo da tão odiada, por mim, psicologia cognitivo-comportamental. And believe me, não queres entrar por esse campo.

Ok, esse nome assustou-me xD

Eu não dize que só se regiam só por recompensas e castigos. :P

O Laborda é que tem a mania de implicar quando que eu digo que há a possibilidade de haver animais mais inteligentes que o homem. xD

lolol remeto aqui para um livro bastante interessante que dei por mim a passar uma bela metade de uma tarde na bertrand agarrado a ele (ainda ha de ser meu :P)

"Origem do Homem e a Selecção Sexual", em inglês "The Descendent of Man and selection in relation to sex" Charles Darwin. Publicado após a origem das espécies reflecte a selecção natural no homem e introduz o conceito de selecção sexual.
Acaba por ter uma interessante comparação não só das capacidades cognitivas humanas mas também de emoções entre o homem e os restantes mamíferos. E sim, as emoções não são algo meramente humano, inclusivamente os lobos e canídeos comunicam por expressões faciais!

Um belo exemplo das emoções em outros animais são os elefantes ;)

Donations


GeoCounter


Followers